O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA) abriu novo processo seletivo e está com inscrições abertas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica. No total, serão 602 vagas. Os cursos terão início nos meses de abril, maio e junho.
As vagas são para cursos de Assistente de Logística; Assistente de Produção; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Assistente Administrativo; Inspetor de Análise da Qualidade; Eletricista industrial.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 18 de fevereiro ou até que a quantidade máxima de 10 inscrições por vaga seja atingida. Cada candidato só poderá se inscrever para um único curso.
As aulas serão oferecidas em 13 cidades baianas: Alagoinhas; Barreiras; Camaçari; Feira de Santana; Itaberaba; Jequié; Juazeiro; Lauro de Freitas; Luís Eduardo Magalhães e Salvador.
O que é cursos SENAI de aprendizagem industrial básica?
Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são cursos de qualificação inicial, destinados a jovens com idade entre 14 anos e 21 anos. Estão vinculados a uma legislação, destacando a Lei 10.097, de dezembro/2000, e o Decreto 5.598, de dezembro/2005. Os alunos desses cursos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI.
O contrato de aprendizagem define-se por:
“Contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, com duração máxima de 2 anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao jovem aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias à essa formação” (Decreto 5.598 / 2005).
Os cursos de aprendizagem são gratuitos para os alunos e oportunizam o início de uma carreira profissional.
A quem se destina os cursos SENAI de aprendizagem industrial básica?
Formas de oferta
2 – Por meio de Turmas Fechadas direcionadas às empresas contribuintes. Para essas turmas, as empresas indicam seus aprendizes atendendo aos critérios de idade e escolaridade estabelecidos nos planos de curso.
Edital 2019.1 ABRIL | INSCRIÇÃO ABERTA