Intermediando conflitos, cabe ao PROCON a busca de um acordo entre consumidor e fornecedor (lojas, empresas, etc.). Vale ressaltar que ninguém é obrigado a assinar um acordo, e, além disso, o consumidor deve sempre concordar com todos os termos apresentados. Por esta razão, apesar de não ser obrigatória, a presença de um advogado acompanhando o consumidor é sempre uma medida prudente.
Geralmente, o ingresso no PROCON é através de processos seletivos. A expectativa é que novos editais sejam divulgados ao longo de 2016 para outros Estados.
A boa notícia é que os processos seletivos do PROCON são divulgados para nível médio, técnico e superior. Os salários chegam a R$ 3.016,68. O certame realizado há pouco tempo contou com vagas para Técnico de Nível Médio na área Administrativa e Técnico de Nível Superior nas áreas de Suporte Técnico, Administrativa, Orçamento e Finanças e Sócio Educativa e Nutricionista.
As inscrições do processo seletivo PROCON tem prazo curto e por isso os candidatos devem ficar atentos. Geralmente as inscrições são feitas em sites do governo.
A novidade fica por conta de um novo concurso que será aberto em breve para o Estado de Goiás, e porque não, Estados vizinhos. A Superintendência de Defesa do Consumidor do Estado (Procon-GO) informou que serão oferecidas 30 novas oportunidades em seu próximo concurso. Todas elas serão voltadas para a função de Fiscal do Procon. O nível de escolaridade não foi informado.
A data exata de publicação do edital ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que o documento seja liberado no início deste semestre. O fiscal fará jus ao salário de R$ 3.200,00 por 40 horas semanais.
Em breve divulgaremos os processos seletivos do PROCON aqui no site. Fique ligado(a)!