Sua chance! SENAI oferece 602 bolsas gratuitas em cursos técnicos – Inscreva-se

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA) abriu novo processo seletivo e está com inscrições abertas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica. No total, serão 602 vagas. Os cursos terão início nos meses de abril, maio e junho.

As vagas são para cursos de Assistente de Logística; Assistente de Produção; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Assistente Administrativo; Inspetor de Análise da Qualidade; Eletricista industrial.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 18 de fevereiro ou até que a quantidade máxima de 10 inscrições por vaga seja atingida. Cada candidato só poderá se inscrever para um único curso.

As aulas serão oferecidas em 13 cidades baianas: Alagoinhas; Barreiras; Camaçari; Feira de Santana; Itaberaba; Jequié; Juazeiro; Lauro de Freitas; Luís Eduardo Magalhães e Salvador.

O que é cursos SENAI de aprendizagem industrial básica?

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são cursos de qualificação inicial, destinados a jovens com idade entre 14 anos e 21 anos. Estão vinculados a uma legislação, destacando a Lei 10.097, de dezembro/2000, e o Decreto 5.598, de dezembro/2005. Os alunos desses cursos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI.

O contrato de aprendizagem define-se por:

“Contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, com duração máxima de 2 anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao jovem aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias à essa formação” (Decreto 5.598 / 2005).

Os cursos de aprendizagem são gratuitos para os alunos e oportunizam o início de uma carreira profissional.

A quem se destina os cursos SENAI de aprendizagem industrial básica?

Os cursos de aprendizagem se destinam a jovens com idade mínima de 14 ou 18 anos, a depender do curso, e máxima de 21 anos. Essa idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência, nos termos do parágrafo único, art. 2º, do Decreto nº 5.598/05. Para se matricular nos cursos de aprendizagem, os jovens devem estar cursando ensino regular ou ter ensino médio concluído. Dessa forma, não podem ter abandonado os estudos.

Formas de oferta

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são ofertados pelo SENAI DR/BA de duas formas:
1 – Por meio de Processos Seletivos (com ofertas trimestrais) direcionados à comunidade. Nessas turmas, as empresas contribuintes podem tanto reservar vagas e indicar seus aprendizes, quanto contratar os jovens convocados nos processos seletivos.
2 – Por meio de Turmas Fechadas direcionadas às empresas contribuintes. Para essas turmas, as empresas indicam seus aprendizes atendendo aos critérios de idade e escolaridade estabelecidos nos planos de curso.

 

Edital 2019.1 ABRIL | INSCRIÇÃO ABERTA