Mais de 22,61 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial do PIS/Pasep, ano-base 2014, ou seja, 95,93% do total de pessoas com direito ao benefício no país. Segundo o governo, é a segunda maior taxa de cobertura da história dos pagamentos do abono. O recorde foi em 2009, quando o percentual de saques foi de 96,3%
O governo atribui o alto percentual de pagamentos às duas prorrogações no prazo de saque e a outras medidas, como correspondência aos trabalhadores, e-mails aos órgãos públicos, mala direta às empresas e divulgação nas redes sociais.
Cada trabalhador recebeu o equivalente a um salário mínimo de 2016, no valor de R$ 880. Os recursos que não foram sacados até o dia 30 de dezembro foram revertidos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), usado para o pagamentos de abono salarial e seguro-desemprego.
No Rio de Janeiro, 96,20% dos trabalhadores que tinham o direito sacaram o benefício. O Acre foi o estado onde menos pessoas tiveram acesso ao abono, apenas 74,45%. O maior alcance foi no Sergipe, onde 99,63% dos beneficiários fizeram os saques.
Tão fácil como sacar o PIS 2017 é achar uma utilidade para o dinheiro extra, que vem sempre em boa hora. Se está chegando a sua data no calendário, é hora de saber qual a melhor forma e como sacar o PIS 2017. Continue com a gente e saiba como receber o seu benefício.
Chamamos de Abono Salarial o benefício trabalhista garantido por lei, que recebemos quando trabalhamos com a carteira de trabalho assinada e cadastrada pelo empregador. Junto com ele também estão garantias como o FGTS e o Seguro Desemprego, além de leis trabalhistas que regulam o trabalho formal.
Como sacar o PIS 2017
Se você já completou 5 anos de trabalho na CTPS, provavelmente tem direito ao recebimento. Mas atenção, existe um prazo para retirar o seu dinheiro e formas de como sacar o PIS 2017 bem estabelecidas.
Para quem sempre chamou o benefício de PIS, é legal saber que essa sigla significa Programa de Integração Social, e foi criado para complementar o pagamento dos trabalhadores que obedecem aos pré-requisitos.
Datas para recebimento do PIS 2017
O calendário é anualmente divulgado pelo Governo Federal e seguido pela Caixa Econômica Federal, a única instituição bancária que realiza o pagamento do PIS 2017.
Aos poucos as datas do calendário PIS vão sendo liberadas, e o critério de seleção é o mês de nascimento dos beneficiários do sistema.
Veja o calendário do PIS disponível atual
Se as datas que você procura e você não sabe como sacar o PIS 2017, aguarde mais um pouco e as informações serão atualizadas.
Conhecendo melhor as regras do PIS 2017
A todo momento surgem propostas que mexem com os benefícios trabalhistas, por isso é importante ficar atento a todas as modificações, para não perder o direito adquirido. Veja as regras e saiba se você receberá.
- O trabalhador precisa ter no mínimo 5 anos de cadastro e contribuição para o PIS;
- O seu empregador, que precisa ser Pessoa Jurídica, tem que declarar este vínculo na RAIS, que é uma Relação Anual de Informações Sociais;
- O trabalhador precisa comprovar que trabalho durante 30 dias (no mínimo), no ano-base.
- Ter recebido até dois salários mínimos durante o ano-base. O ano-base do PIS 2017 é o ano de 2016.
* Se você não sabe como sacar o PIS 2017 ou não recebeu o seu “14º salário” continue para saber como proceder.
Não recebi o PIS 2017. E agora?
Se você leu as regras gerais aqui e no site da Caixa, e de acordo com os seus cálculos não há nada de errado com o seu cadastro, compareça ao RH da sua empresa, levando a sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Na sua empresa eles vão verificar se há algo errado com as declarações na parte do empregador, caso não, entre em contato com o banco.
O telefone da Caixa Econômica Federal é o 0800 726 0207, ligue e tire as suas dúvidas.
Caso a sua empresa não esteja cumprindo com a sua obrigação legal, acione o Ministério Público do Trabalho. Se o problema foi no atendimento do banco, compareça a uma agência ou ligue para a ouvidoria.
Caso resolvido, vamos ver como sacar o PIS 2017.
Como sacar o PIS 2017
Apesar do pagamento ser realizado por um único banco, você não encontrará dificuldades em receber o PIS.
Solicite o cartão cidadão pelo telefone 0800 726 0207 , com ele você tem mais agilidade em receber os benefícios trabalhistas.
Com o cartão cidadão
Após cadastrar uma senha e desbloquear o cartão cidadão você pode sacar o PIS em caixas eletrônicos, lotéricas e outros correspondentes Caixa, evitando assim filas.
Sem o cartão cidadão
Se o cartão não chegou a tempo, você não cadastrou a senha ou por outro motivo não deseja utilizá-lo, vá até uma agência munido de documento de identificação com foto e saque o PIS 2017.
Cliente Caixa – Com ou sem o cartão cidadão
Se você tem uma conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, poderá sacar com o seu próprio cartão, usar o saldo na conta e sacar até em caixas 24 horas.